11 lições sobre comunicação interna nas empresas que você precisa saber

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, todas as empresas têm a obrigação de buscar diferencias em suas gestões para conquistar maior produtividade e melhores resultados. E dentre esses diferenciais está a comunicação interna, fator responsável por integrar todos os colaboradores, equipes e departamentos, visando sempre o crescimento do negócio.

Um sistema de comunicação efetivo pode trazer uma série de benefícios, por isso, é fundamental tratar com atenção a estratégia e o fluxo de informações corporativas.

Como melhorar a qualidade da comunicação interna

Estabelecer uma cultura de informação e participação

É essencial estabelecer uma cultura organizacional que favoreça o compartilhamento da informação e também a participação dos colaboradores através da troca de experiências, ideias e sugestões. As equipes devem ser informadas sobre a situação da empresa, condições do mercado, concorrentes, novas tecnologias e principalmente, os desafios a serem superados. Somente assim poderão colaborar e atuar de forma engajada e produtiva.

Explorar e aprimorar os canais internos de comunicação

A comunicação interna nas empresas precisa de canais eficientes, que atinjam todo o público de forma rápida e assertiva. Por isso, vale a pena investir em redes sociais corporativasportais de intranetferramenta de mensagem instantanêa, newsletters, e-mail e até mesmo no tradicional mural de avisos.

Adequar a linguagem e o conteúdo

Para que a comunicação interna alcance os objetivos, é preciso cuidar da linguagem, de modo que a mensagem possa ser compreendida, e também do conteúdo, que deve ser corretamente dimensionado para atrair o interesse dos colaboradores, sendo verdadeiramente útil e relevante.

Organizar reuniões gerenciais

As reuniões gerenciais também são importantes mecanismos no processo de comunicação. É o momento em que o gestor deve reforçar as informações, esclarecer dúvidas, orientar as equipes e direcionar os esforços.

Adotar o feedback como ferramenta de gestão de pessoas

O feedback é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e precisa fazer parte do sistema de comunicação interna das empresas. Cabe aos gestores promover conversas estruturadas e francas com seus colaboradores, de maneira a corrigir desvios e aprimorar competências. Essa iniciativa permite construir equipes mais maduras e de alto rendimento.

Preparar os gestores para serem bons comunicadores

Os gestores são peça-chave para o sucesso da comunicação interna, por isso, devem ser devidamente preparados para essa importante tarefa. A empresa precisa planejar treinamentos específicos para torná-los bons comunicadores. O coaching e até mesmo cursos de oratória e de interpretação de linguagem corporal podem ser bastante interessantes.

Os benefícios de uma comunicação interna assertiva

É importante ressaltar que a comunicação influencia positivamente diversos aspectos da gestão empresarial, trazendo muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores. Os principais são:

Clima organizacional

A qualidade da comunicação interfere diretamente no clima organizacional, pois está relacionada à percepção dos colaboradores quanto à própria empresa e ao relacionamento de confiança existente entre as partes, criando cooperação e integração. Quanto mais efetiva e dinâmica for a comunicação interna, mais fácil será administrar momentos difíceis e situações de crise.

Transparência e credibilidade

Os canais internos dão maior credibilidade à mensagem que está sendo transmitida pela empresa, bem como evidenciam a transparência de uma gestão. Esses aspectos favorecem a construção de uma imagem e uma reputação positivas.

Desenvolvimento profissional

A comunicação interna nas empresas deve estimular também o desenvolvimento profissional dos colaboradores através do compartilhamento de informações, experiências, matérias, casos de sucesso, além de incentivar o pensamento criativo e a busca por novas oportunidades e soluções.

Alinhamento e motivação

O nível de informação das equipes sobre as principais ações, projetos, objetivos e estratégias da empresa tem relação direta com a motivação e empenho dos colaboradores. A comunicação é capaz de fazer com que todos se sintam parte integrante do negócio.

Produtividade e resultados

A motivação e o senso de coletividade produzidos por um bom sistema de comunicação podem ser percebidos na própria produtividade das equipes e, consequentemente, nos resultados da empresa. Assim, fica clara a importância de investir em uma comunicação assertiva, sem ruídos e que envolva a todos nos mesmos propósitos e objetivos.

Ainda tem dúvidas sobre a importância da comunicação interna nas empresas? Compartilhe conosco suas dúvidas e dicas, vamos continuar nossa troca de experiências!

Banner do Webinar sobre Office 365

Comentários

Tags: , , ,