4 obstáculos que você precisa superar para aumentar a produtividade

Uma das questões que mais tem demandado atenção das empresas ultimamente é a produtividade dos seus funcionários. O acesso à internet e suas distrações, bem como a falta de organização de atividades e do tempo de trabalho são exemplos de alguns dos problemas que atrapalham o fluxo de produção e o rendimento de qualquer equipe.

Veja abaixo alguns dos obstáculos mais comuns enfrentados por quem quer aumentar a produtividade no ambiente de trabalho — e aprenda a superá-los:

Falta de organização

Muitas pessoas têm dificuldade de organização, o que se reflete tanto nas questões pessoais quanto no trabalho. Por isso, um dos problemas mais comuns enfrentados em uma empresa é a falta de organização de alguns dos seus empregados.

Organizar as tarefas é essencial para que nenhuma acabe esquecida e para que o tempo de serviço tenha o melhor rendimento possível. Uma forma de gerenciar todas as atividades envolvidas em um projeto é utilizar o MS Project, que permite administrar o cronograma, decompondo todas as tarefas envolvidas e controlando o tempo gasto em cada uma. Ou ainda um site de equipes no SharePoint Online (já disponível no Office 365), nele a centralização de arquivos, possibilidade de criar um calendário comum de atividades e o estabelecimento de fluxos de trabalho e de aprovações, certamente facilitarão a organização das tarefas.

Controle das atividades e horas de trabalho

Como forma de motivar uma equipe, é necessário que todos saibam bem seus papéis dentro de um projeto e qual será a contribuição de cada um para atingir os objetivos. Um dos problemas mais recorrentes é não fornecer ao time informações básicas e a visão estratégica da empresa para determinada empreitada.

Muitos também não investem em uma nuvem para armazenamento das informações, dificultando o acesso de todos aos arquivos relacionados ao projeto. A computação em nuvem permite à equipe sincronizar arquivos importantes, que ficam acessíveis de qualquer dispositivo ou localidade, melhorando o desempenho no trabalho.

A internet e suas distrações

A internet trouxe muitos benefícios ao ambiente de trabalho, mas também criaram alguns problemas que afetam a produtividade de um time. Com o avanço das redes sociais e o grande número de sites de entretenimento sendo criados a cada momento, é difícil controlar o acesso dos empregados, principalmente quando levamos em conta que, mesmo bloqueando sites em sua rede, eles ainda terão acesso por meio da rede 3G de seus celulares.

É importante que os colaboradores tenham pausas para o descanso. Muitas vezes, a proibição de acesso não é o melhor caminho, mas sim engajar o time com o trabalho, delimitando horários para pausas e coisas pessoais.

Reuniões improdutivas

O ideal é que reuniões não durem mais do que duas horas. Porém, o que vemos acontecendo em diversos negócios é a perda de foco durante o encontro, comprometendo não só a sua produtividade, mas também as atividades individuais de cada participante.

Alguns softwares de e-mail corporativo, por exemplo, que permitem o agendamento de reuniões, também têm um campo para descrição da pauta, onde é possível acrescentar os temas para o encontro, com todos os assuntos que deverão ser abordados, evitando desvios durante a conversa.

Além dos obstáculos listados, é comum que as empresas não se preocupem com o bem-estar físico dos seus funcionários, o que pode influenciar diretamente na produtividade deles. Esteja atento a sinais de cansaço e alimentação deficiente. Observando esse e os problemas listados, é possível melhorar rendimentos e garantir resultados otimizados!

E você, já enfrentou algum outro problema dentro do seu time? Comente no nosso post e compartilhe conosco sua experiência!

Banner do Webinar sobre Office 365

Comentários

Tags: , ,