5 dicas para aumentar as vendas por telefone

Muitas pessoas e empresas têm um grande preconceito contra as vendas por telefone. Talvez por desconhecimento do melhor uso desse canal ou pelo treinamento inadequado da equipe de prospecção, o fato é que torcem o nariz sem ao menos dar a ele uma chance.

Mas esse modelo pode ser um poderoso aliado na hora de melhorar os resultados do negócio. Veja agora algumas dicas para aumentar suas vendas por telefone:

Focar no cliente

Coloque-se no lugar do seu público-alvo e pense nas coisas que fazem você querer desligar o telefone logo nos primeiros segundos. Ao mesmo tempo, analise aquilo que faz com que você fique mais atento ao que a pessoa do outro lado tem a dizer.

Pode parecer banal, mas esse olhar sobre o atendimento, focado no cliente, é fundamental para conseguir atingir o sucesso. Lembre-se de que pequenas atitudes, como ser educado e respeitar o momento do potencial cliente (remarcando a ligação para momentos mais oportunos) podem fazer toda a diferença em sua estratégia de prospecção.

Assim como nas vendas in loco, vender por telefone é uma forma de oferecer o que sua empresa tem de melhor ao consumidor, e isso inclui a cordialidade e o respeito dos seus colaboradores.

Valorizar seus produtos e serviços

Às vezes, uma pessoa não tem muita segurança para vender por telefone por não ter o domínio sobre o que vai oferecer. Conhecimento gera valor e quando devemos contar apenas com a voz no contato com o possível cliente, é preciso poder passar muita confiança na voz, ou o negócio não se concretizará.

Portanto, não deixe de oferecer treinamentos e materiais para a equipe do call center, avaliar sempre que possível o comportamento dos funcionários e fazer uma gestão eficaz da sua equipe.

Ensaiar, sem automatizar

Algumas pessoas têm o dom da fala e conseguem, improvisando, criar uma ótima impressão junto ao seu ouvinte. Mas na maioria dos casos é preciso estudar e ensaiar bastante o roteiro das ligações e treinar técnicas de oratória para ter um bom discurso de vendas ao telefone.

Mas aqui vale um ponto de atenção: os ensaios devem servir para tornar o conteúdo em algo orgânico, ou seja, algo natural na hora de fazer as vendas por telefone. Cuidado para não engessar o processo e incorrer em falas automáticas e sem vida, pois isto pode dar a sensação de que a pessoa está falando com um operador de telemarketing e não com um vendedor profissional e bem preparado.

Usar um (bom!) CRM online

O uso de um bom CRM online é indispensável para melhorar o processo de vendas e o volume de conversões. Isso ajuda tanto quem terceiriza as vendas por telefone quanto as equipes da própria empresa, já que permite montar times sem precisar se preocupar com instalações e upgrades.

O CRM é uma ferramenta fantástica que alimenta os vendedores com informações valiosas sobre cada consumidor, ajuda os gestores a administrar resultados, propor novos objetivos de venda e acompanhá-los. Por meio dele, os vendedores também podem classificar melhor os clientes e, assim, aumentar sua taxa de conversão de vendas.

Não se esqueça do follow up

Uma boa ligação não é aquela que necessariamente fecha o negócio, mas sim aquela que permite que se estreitem os laços entre o público e a marca. Por isso, ao final das ligações, combine de enviar materiais informativos e, depois de um tempo (combinado ou não), procure saber qual o posicionamento do cliente, oferecendo mais ajuda se necessário.

A partir dessas cinco dicas, será possível fazer com que sua equipe de vendas por telefone consiga cativar mais os clientes e aumentar as vendas da sua empresa.

Como seu time trabalha as oportunidades oferecidas pelas vendas por telefone? Ainda tem dúvidas ou outras ideias para melhorar os resultados? Então baixe nosso Guia sobre Inside Sales agora mesmo!

 Banner para o e-book: guia completo de Inside Sales

Comentários