5 métodos de produtividade que você deveria conhecer

Muito se fala em produtividade e que essa precisa ser melhorada, porém muitas empresas ainda não entenderam a sua real importância. Mas a questão é que, quanto mais se produz em um tempo menor e com qualidade, se tem melhores resultados em todas as áreas da empresa.

Ela é uma forma de aproveitar melhor os recursos que se tem e conseguir gerar mais receita, sem que haja uma queda no nível de serviço ou da qualidade dos produtos oferecidos. Conheça alguns métodos que podem trazer bons resultados nesse aumento de produtividade ao longo desse artigo.

Método Pomodoro

Ele é indicado para pessoas que têm dificuldade de concentração, trabalham com prazos apertados ou muitas tarefas. Consiste em utilizar um cronômetro que marca períodos de 25 minutos e permite fazer uma pausa de 5 minutos entre eles. Quando completar um pomodoro (quatro períodos de 25 minutos) faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos.

Simples e eficiente, quando combinado aos outros métodos, como o de lista de tarefas, ele ajuda a pessoa a evitar a procrastinação!

Método Seinfeld

Esse método consiste em realizar uma determinada tarefa todos os dias. Para isso acontecer é preciso ter um calendário e, toda vez que realizar a tarefa, fazer um “X” no dia correspondente. Dessa maneira, isso vira um hábito e, quando se olha, o calendário está formando uma “corrente”.

Getting Things Done (GTD)

Ele é indicado para quem tem muito trabalho ou dificuldade de organização. Assim é preciso anotar tudo o que lhe vem à mente, ideias que surgem e outros. Para isso se pode utilizar produtos como o One Note, da Microsoft, entre outros. Depois de fazer as anotações, deve-se começar a organizar as tarefas definindo prazos, modo de fazer, etc.

Se quiser saber mais sobre como usar o GTD + One Note, clique aqui!

O método da ação (The Action Method)

Este método consiste basicamente em fazer as coisas sem planejar muito. Para isso é possível usar diversos recursos, como planilhas do Excel e outros, que ajudarão na execução das tarefas. A ideia é fazer acontecer sem ficar criando barreiras impeditivas.

Produtividade com uma lista de tarefas

Ela é ideal para ajudar a lembrar de tudo o que tem que ser feito e o prazo para que determinada coisa aconteça. Deve-se anotar todas as tarefas que precisam ser feitas e, se necessário, quebrá-las em subtarefas para que fique mais fácil de lembrar e organizar a sua rotina.

Com a lista pronta é possível determinar as prioridades e, inclusive, inserir anotações que podem ser importantes no momento de realizá-las. Com o uso de softwares, como o Outlook ou o One Note que citamos mais acima, isso fica muito mais simples e ainda se pode inserir lembretes para que nenhum prazo seja perdido.

Não importa qual seja o método escolhido. É possível até combinar mais de um deles conforme a sua necessidade. O objetivo nesse caso é conseguir aumentar a produtividade e, para que isso seja realizado, crie maneiras de mensurar os resultados para checar se os objetivos foram atingidos e afaste-se de distrações (como celulares) para conseguir melhor efetividade no processo.

Outra forma de se chegar mais facilmente nas metas é contar com a ajuda de softwares da Microsoft, que contam com uma série de recursos que facilitam a rotina no trabalho e melhoram a produtividade.

E você, como costuma melhorar a produtividade no trabalho? Que tal participar de um webinar para descobrir como o Office 365 pode aumentar a produtividade da sua equipe? Clique no banner abaixo e inscreva-se!

Banner do Webinar sobre Office 365

Comentários

Tags: , ,