A internet das coisas irá revolucionar seu negócio: entenda!

Uma das principais tendências da tecnologia dos últimos anos, a internet das coisas é um conceito aplicado a uma série de gadgets e eletrônicos que estão conectados à internet para trocarem informações entre si e com servidores remotos. Dados de saúde, perfis de consumo e até a hora em que chegamos em casa são armazenados em serviços de cloud computing que permitem a análise e o processamento desses registros.

Esses aparelhos poderão ser incorporados às estratégias comerciais de uma empresa diretamente ou não. Nos próximos anos, espera-se que a internet das coisas (ou apenas IoT) torne-se tão importante quanto a internet para estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!

O que é a internet das coisas?

A internet das coisas é um conceito que abrange a maioria dos equipamentos e peças de hardware que estejam conectados à internet para troca de dados. Eles dominarão o mercado, a ponto de elevar o número de aparelhos conectados a uma rede de dados para 10 bilhões ainda no final dessa década. Isso é um número consideravelmente maior do que o de humanos!

Em poucos anos, a nossa vida será tomada por termostatos, televisões, geladeiras e cafeteiras que se conectam à internet para obter dados e auxiliar nosso dia a dia. No supermercado, conseguiremos verificar quais itens estão faltando dentro do nosso congelador, por exemplo.

Como isso afetará a minha empresa?

No ambiente corporativo, a revolução da internet das coisas se dará em duas pontas: a segurança e o processamento de dados.

O boom de novos aparelhos aumentará consideravelmente a quantidade de informações digitais disponíveis para empresas entenderem o seu público-alvo. Para se manterem competitivas, elas deverão investir em ferramentas de Big Data e gestão de produtos, que auxiliarão gestores a identificarem tendências de mercado, planejar melhor os seus investimentos e criar serviços mais eficientes.

Por outro lado, as vulnerabilidades dos novos gadgets podem ser cruciais na expansão da internet das coisas. Ao migrarem as suas linhas de produtos, muitas empresas ignoram determinados padrões de segurança. Sem a proteção de senhas, atualizações constantes e o uso de protocolos de segurança, uma simples cafeteira pode tornar-se a porta de entrada para um ataque virtual de grande escala.

Microsoft Azure: as portas para o futuro

Uma vez que a sua empresa passe a utilizar uma solução IoT, é crucial que ela conecte cada aparelho e sensor à nuvem. Assim, eles serão capazes de transmitir informações para serviços de cloud computing (no geral, os de Big Data). A partir dos dados obtidos em grande escala, a empresa poderá desenvolver novas estratégias e produtos melhores.

A proliferação rápida desses aparelhos no mercado e a quantidade de plataformas e protocolos utilizados criou a necessidade de companhias terem uma gestão de hardware centralizada. Isso pode ser feito em plataformas como a Microsoft Azure. Essa solução permite o monitoramento em tempo real de cada aparelho e, a partir disso, a detecção automatizada de anomalias.

Por permitir a análise de milhões de eventos simultaneamente, gestores podem identificar falhas, padrões e tendências mais facilmente. O tempo de resposta a problemas diminui, já que os algoritmos de aprendizado de máquina permitem a detecção de erros antes que eles passem a ser uma grande dor de cabeça.

Preparando-se para um futuro conectado

A internet das coisas tem tudo para ser uma das maiores revoluções tecnológicas do século XXI. Apesar de recente, essa nova tendência em TI já é representada por bilhões de aparelhos que se conectam à nuvem para fornecer dados interativos em tempo real. Graças a eles, falamos com nossas TVs, utilizamos mais o GPS e temos uma vida mais cômoda.

Para empresas, a internet das coisas vai representar uma nova forma de criar, inovar e pensar o seu público-alvo. Nesse cenário, Big Data e o machine learning serão os protagonistas da busca por mais eficiência e qualidade. Você está pronto?

Agora é a sua vez! Qual a sua opinião sobre a internet das coisas? Você acredita que essa tendência vai mesmo mudar o mundo? Compartilhe a sua opinião conosco!

Consultoria gratuita sobre Microsofy Azure, o Data Center Microsoft

Comentários

Tags: , , ,