Como alavancar suas vendas com e-mail marketing?

Quase todas as empresas dispõem de uma enorme variedade de mecanismos para se comunicar com seu público-alvo, desde os métodos tradicionais até os mais atuais, como as redes sociais. Mas existe uma ferramenta no meio desse turbilhão que ainda tem um grande potencial de conversão de clientes: o e-mail marketing.

Confira neste post como ele pode te ajudar a fisgar o cliente e aumentar as suas vendas:

A arma certeira

As redes sociais são um ótimo meio de comunicação, mas nem sempre eles conseguem ser tão assertivas na comunicação com seu público-alvo como o e-mail marketing. Não importa se você deseja promover um ebook, enviar uma newsletter ou divulgar os próximos eventos da sua empresa: o e-mail marketing é o caminho mais seguro para alcançar o perfil de público ideal para sua empresa.

Outra característica marcante é o acesso a uma dimensão muito pessoal do cliente: a caixa de entrada do e-mail. É por isso que o respeito na maneira que você aborda essa pessoa é fundamental para que ela queira visualizar o conteúdo.

A base perfeita

Enviar o material é a parte mais fácil do processo. Para realmente conseguir prender a atenção desse cliente tão bombardeado de informações você precisa ser meticuloso, estratégico e simples. Lembre-se: quando o assunto é e-mail marketing, menos é mais.

Antes de tudo, você precisa ter um objetivo definido para que todas as etapas seguintes estejam em perfeita sintonia com ele. Em seguida, pense no perfil de cliente que você pretende atingir e divida em categorias, esse processo se chama segmentação. A palavra de ordem aqui é personalização. A pessoa que receber seu conteúdo deverá se identificar com ele, e se ele for muito generalizado a tendência é que você erre a mira.

O conteúdo sedutor

A mensagem que você passará no e-mail marketing precisa ser envolvente, sem ser comum. Ou seja: coloque-se na posição de receptor e questione-se sobre as vantagens que você poderá obter com o que sua empresa oferece. Fique atento: o assunto do e-mail é determinante para o sucesso da ação, que precisa ter entre 25 e 40 caracteres e ser chamativo e atraente.

Em paralelo com a mensagem, invista no design como outra ferramenta para retenção de clientes. Feche o pacote fazendo um call to action irresistível e estrategicamente posicionado, com cores e contrastes e uma mensagem que o faça clicar imediatamente.

Não se esqueça também de acompanhar os “finalmentes” dessa ação. É muito importante que você monitore sempre as taxas de abertura de e-mail, de clique e conversão para saber se, de fato, acertou o seu alvo.

A partir do momento em que você conseguir unir esses três elementos, suas vendas vão aumentar com certeza. E não somos nós que estamos dizendo isso, mas sim os fatos: uma pesquisa realizada pela Return Path mostrou que o e-mail marketing é uma das mídias digitais com maior índice de Retorno sobre Investimento (ROI). Trocando em miúdos, mais vendas e melhores resultados para sua empresa!

Pronto para arrasar com o e-mail marketing? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Banner para fazer download do e-book "Processo de Vendas: Dicas e Técnicas."

Comentários

Tags: