Como a tecnologia pode ajudar sua equipe de vendas?

Melhorar a performance da equipe de vendas é um objetivo comum a todos os gestores comerciais. E para ganhar destaque e melhorar os números em um mercado altamente competitivo é preciso ter uma equipe diferenciada.

Não é novidade que um bom desempenho do time de vendas é fruto de bons treinamentos, de um ambiente de trabalho agradável e de uma liderança competente. Se sua empresa vai bem nesses três aspectos, você já está no caminho certo para tornar sua equipe ainda melhor!

Algumas técnicas de venda ajudam, mas para otimizar efetivamente os resultados de sua equipe de vendas, é necessário estabelecer processos, renovar os hábitos e aumentar a produtividade, facilitando o cotidiano desses profissionais. Nesses casos, não resta outra saída a não ser investir em tecnologia. Inovar é primordial para melhorar os processos da empresa e, consequentemente, vender mais.

Veja abaixo como a tecnologia pode ajudar o dia a dia dos seus vendedores!

Tecnologia e vendas

Abrir-se às novas tecnologias não é só uma forma de facilitar o trabalho da equipe. Cada vez mais as pessoas estão inseridas nos meios digitais e demandam esse comportamento por parte dos vendedores também. Por isso é importante não só permitir, como incentivar que os profissionais de venda estejam conectados.

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, algumas voltadas para departamentos comerciais e outras desenvolvidas para facilitar a comunicação. Escolher as opções corretas certamente fazem a diferença nas vendas, por isso separamos algumas soluções que o seu time não pode deixar de utilizar! Confira:

Redes sociais

Hoje em dia é raro encontrar uma pessoa que não esteja presente em, pelo menos, uma rede social. As opções são muitas: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, etc. Grande parte dos clientes querem ser atendidos por meio dessas plataformas, por isso é importante estar lá.

Isso acontece porque as redes sociais trazem uma velocidade ímpar para comunicação. Por meio delas é possível enviar imagens, vídeos, informações e conversar de forma rápida. Tudo isso tendo apenas o custo da operadora de internet, o que torna a sua utilização muito mais vantajosa. Além disso, atualmente é possível utilizar as redes adotando o método de vendas chamado Social Selling que já abordamos aqui no blog!

Algumas dicas são valiosas para o time de vendas nesse momento. Manter uma postura profissional é crucial para conquistar os clientes e gerar confiança. Por isso tenha uma conta — no caso do Facebook, por exemplo, uma página e não um perfil — exclusiva para o trabalho. Isso evita misturar assuntos pessoais e de trabalho, e também que o profissional de vendas se distraia durante o expediente.

Outra recomendação é responder rapidamente aos contatos. Para isso sugerimos que o vendedor esteja sempre apto a responder a qualquer hora do dia. Fuja de respostas padronizadas e tente mostrar-se o mais próximo e solícito possível.

Por fim, explore os recursos que as plataformas oferecem, trocando fotos, postando conteúdos informativos e estabelecendo um relacionamento com os clientes. Isso aumenta muito as suas chances de fechar vendas.

Intranet

Tão importante quanto se comunicar com os clientes é a comunicação entre os membros da equipe, gerência e da empresa como um todo. Por isso é importante disponibilizar aos funcionários meios de conversar, trocar informações e se comunicar de maneira geral.

Para isso, a empresa pode disponibilizar a chamada intranet. Esse termo significa internet interna e, em suma, é um portal que traz informações sobre a organização, arquiva documentos importantes para cada uma das equipes e para a empresa como um todo,além de aumentar a produtividade das pessoas que podem fazer buscas rápidas de arquivos, ao invés de ficar solicitando para outros envolvidos em suas atividades diárias.

O melhor é saber que muitas empresas que usam o Office 365 da Microsoft, já possuem o programa que pode ser configurados para se transformar em uma intranet ou em um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos – GED. Ou seja, não há custos adicionais com software para passar a adotá-la, se quiser saber mais sobre essa possibilidade, sugerimos que se inscreva para uma consultoria gratuita sobre este tema, neste link: Inscreva-se aqui!

CRM

Costumer Relationship Management quer dizer, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome já diz, o CRM é um sistema desenvolvido especialmente para gerenciar o relacionamento da empresa com os clientes, o que inclui as equipes de marketing, mas principalmente os times de vendas.

Esse tipo de sistema possui muitas funcionalidades interessantes como o registro de atividade com cliente, no qual o profissional de vendas inclui todas as informações referentes ao atendimento de um determinado cliente. Essas anotações geram listas de contatos com informações relevantes sobre quem está comprando que permitem desenvolver um relacionamento bastante próximo com o público.

Um exemplo do bom uso dessa lista de contatos é o envio de mensagens em datas importantes. Você também pode monitorar seus hábitos de compra, criar ações de aproximação personalizadas e permitir que todos os profissionais da empresa sejam capazes de dar assistência e atender os clientes como se fossem próximos. Isso tudo é muito positivo, pois cria uma experiência positiva de compra e agilidade no atendimento ao cliente.

Armazenamento em nuvem

Quando se trata de facilitar e agilizar o cotidiano da sua equipe de vendas, essa é uma ferramenta que ganha destaque. O armazenamento em nuvem é o mesmo que armazenar arquivos em um servidor online, o que significa que os arquivos da empresa podem ser acessados pelas pessoas autorizadas de qualquer lugar com internet.

Dispensa explicações, não é mesmo? O envio de arquivos entre os vendedores é facilitado, documentos e planilhas podem ser compartilhados e atualizados simultaneamente e em tempo real. Eles também podem ser acessados de qualquer dispositivo, inclusive de aparelhos celulares. Além disso, são uma opção de armazenagem muito mais segura e barata.

Aplicativos para gestão de tarefas

Existem muitas opções de aplicações para gestão de tarefas. O importante é encontrar uma que se adapte à forma de trabalho da sua equipe e deixe claro as datas e os responsáveis por atendimento ou entrega.

Dessa forma, sua equipe fica sempre organizada e em sintonia com os trabalhos. Além disso, uma dica é que você escolha uma ferramenta online que possa ser acessada de qualquer dispositivo e lugar. Assim, os vendedores estarão sempre por dentro da sua agenda e não perderão nenhum compromisso. O Dynamics CRM Online, da Microsoft, por exemplo, já sincroniza as atividades criadas para cada cliente com a agenda do vendedor, além de criar uma lista de tarefas e atividades que eles precisam realizar diariamente para terem sucesso em vendas. Você pode conhecer mais sobre esta funcionalidade neste webinar: increva-se! 

Inovação e tecnologia são investimentos que trazem muito retorno para as áreas de vendas e para os lucros das empresas. Com a ajuda da tecnologia, sua equipe de vendas terá um melhor desempenho e, consequentemente, mais sucesso. Quando bem utilizadas, ferramentas tecnológicas trazem uma vantagem competitiva relevante para a sua empresa!

Se você achou esse conteúdo valioso, compartilhe com os seus colegas nas suas redes sociais! Eles vão te agradecer por dividir informações importantes para seus negócios!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários

Tags: , , ,