Como as máquinas virtuais podem otimizar a TI da sua empresa

A virtualização tornou-se uma das várias tecnologias vitais para o funcionamento de companhias no mundo todo. Independente do tamanho de uma empresa, é possível implementar o uso de máquinas virtuais para a melhor utilização do hardware de servidores. Elas possibilitam manter sistemas inteiros emulados e disponíveis para um grande número de pessoas. Caso alguma falha ocorra, os ambientes virtuais podem ser rapidamente isolados, impedindo que alguma vulnerabilidade atinja pontos críticos da empresa.

Saiba mais sobre como as máquinas virtuais auxiliam empresas a diminuírem custos e aumentarem a confiabilidade de seus sistemas:

Principais vantagens das máquinas virtuais

A virtualização de recursos em TI é uma ferramenta que poupa investimentos e aumenta a produtividade de empresas de pequeno, médio e grande porte — e a um baixo custo. Entre as principais vantagens das máquinas virtuais, podemos destacar:

  • Diminuição do tempo de indisponibilidade de aplicativos vitais para as rotinas internas;
  • Aumento da segurança de sistemas e dados sensíveis;
  • Aumento da escalabilidade de soluções de software;
  • Diminuição do custo de gerenciamento e licenciamento de software.

Como a máquina virtual pode ajudar o seu negócio

Veja como a virtualização está permitindo novas formas de interação com a tecnologia dentro de corporações ao redor do mundo:

Substituição de computadores antigos

Sistemas embarcados costumam ser vitais para o funcionamento de empresas. Diante dos custos de mudanças, companhias mantém os mesmos sistemas durante anos, o que pode ser um grande problema caso a desenvolvedora de software opte por descontinuar o seu produto. Nesse cenário, a virtualização permite que um software descontinuado possa continuar funcionando em um ambiente virtual controlado com uma quantidade razoável de memória RAM e um processador de alta capacidade.

Backups para situações extremas

A criação de “snapshots” de sistemas inteiros dá a segurança que uma empresa precisa para reduzir o tempo offline durante falhas e interrupções de serviço. Ele não servirá como uma cópia tradicional, mas permitirá que os serviços vitais voltem a funcionar rapidamente após uma falha de hardware.

Distribuição de serviços de software internos

As máquinas virtuais permitem que programas possam ser testados antes de chegarem aos demais computadores, sem oferecer riscos à produtividade dos colaboradores. Assim, se uma solução de software atender aos padrões da companhia, ela pode ser distribuída internamente por meio de mudanças nas configurações da VM, como aumento de poder de processamento e memória.

Aumento da mobilidade

Apesar dos avanços dos últimos anos, muitos sistemas ainda não têm versões mobile-friendly. Por meio da virtualização, companhias podem configurar protocolos de conexão remota (RDP) para sistemas mobile, como Android e iOS, para habilitar os seus colaboradores a conectarem-se aos seus sistemas virtuais em qualquer lugar do mundo e terem acesso aos recursos vitais para o seu dia a dia.

Aumento da segurança

O uso de máquinas virtuais para a navegação permite que empresas mantenham os seus dados sensíveis imunes a tentativas de roubos de dados. Assim, se um código malicioso conseguir prejudicar o funcionamento de uma máquina virtual, basta redefinir as configurações da VM e limpar os arquivos infectados.

Distribuição de aplicativos

A instalação e a distribuição de aplicativos em grandes parques de TI é uma tarefa que consome grandes recursos de uma empresa. Uma maneira de efetuar essa tarefa sem grandes investimentos é virtualizar a distribuição dos sistemas corporativos. Assim, eles estarão disponíveis em diversas máquinas facilmente e serão executados em um ambiente controlado pela equipe de TI, reduzindo falhas de software que possam prejudicar o trabalho dos funcionários.

Estruturas virtuais que causam impacto no dia a dia de uma empresa

A palavra virtualização normalmente é associada às soluções caras e de alta complexidade. Entretanto, o uso de máquinas virtuais pode auxiliar empresas de grande, médio e pequeno porte a aumentar a eficiência de suas rotinas e de seus sistemas. Por meio de agrupamento de recursos em máquinas virtuais na nuvem em soluções como o Microsoft Azure, é possível buscar novas estratégias de conquista de mercado e ter maior disponibilidade de dados e aplicativos. Elas permitem que toda uma estrutura virtual seja configurada na nuvem em alguns minutos, com baixos custos de manutenção e instalação.

Quer saber mais sobre como as máquinas virtuais e outras tecnologias auxiliam empresas a criarem novas soluções para os seus clientes? Assine a nossa newsletter e fique por dentro!

Consultoria gratuita de Microsoft Azure oferecida pela inovelive!

Comentários

Tags: , , ,