Como fazer um bom discurso de vendas? Isso é necessário?

Um bom discurso pode convencer o público, ou seja, mostrar como todos vencem ao aderirem às ideias do orador (com vencer ou vencer juntos é o que está na raiz da palavra). E isso também funciona no ramo de vendas! O vendedor precisa ter um bom discurso para convencer o cliente de que seu produto/serviço é a melhor escolha que ele pode fazer.

No discurso comercial, ao contrário dos discursos políticos e religiosos, o foco do orador é mais individualizado e é preciso, muitas vezes, adaptar sua fala ao perfil do cliente. Confira a seguir como fazer um bom discurso de vendas!

Conheça os segredos da oratória

A oratória é uma técnica e assim pode ser ensinada e aprendida por qualquer pessoa que queira descobrir como argumentar! A argumentação nada mais é do que a estratégia que o orador usa para expor suas ideias e opiniões para ajudar o ouvinte a chegar às mesmas conclusões ou à mesma percepção que ele.

Uma boa argumentação consiste em uma boa exposição do assunto, clara e direta. Para o vendedor, quanto mais objetiva for a explanação, maiores serão as chances de conseguir realizar sua venda.

Argumentar bem significa saber falar sem grandes hesitações, ouvir e responder sem ofender o cliente, e dialogar sem passar a ideia de presunção ou superioridade. Junte à argumentação o poder de persuasão, ou seja, leve o cliente a acreditar em suas palavras e comprar seus argumentos, mais que seus produtos, pois a decisão de compra será uma consequência dele  entender sua perspectiva e ponto de vista!

Tenha domínio do assunto

Para fazer um bom discurso é necessário ter o máximo de conhecimento sobre o que você está vendendo. Se você não tiver conhecimento suficiente, seu discurso será precário e dificilmente irá convencer.

O vendedor deve estar preparado para tirar as dúvidas do cliente, oferecer esclarecimentos e também explicar as vantagens e as limitações de sua mercadoria.

Quando se domina o assunto de forma satisfatória, a comunicação flui naturalmente e é convincente. Isso agrada muito mais o consumidor e é um ponto a favor do vendedor.

Faça contato visual, ouça e receba feedbacks

Procure manter sempre o contato visual com o consumidor. É uma forma de transmitir segurança e confiança! Se você esconde o rosto ou evita olhar o cliente na face é porque não tem domínio de assunto ou não está agindo de forma correta.

O vendedor deve saber escutar e não falar ininterruptamente, o que pode gerar desgaste para o ouvinte e torna o discurso infrutífero. Seja aberto a sugestões, receba feedbacks e se atente para o que os clientes pensam sobre sua atuação como vendedor.

Adapte seu discurso aos clientes

Como já foi dito, o discurso do vendedor é, em regra, dirigido a um número bem restrito de pessoas, ele deve adaptar seu discurso ao cliente. Caso o cliente já tenha mais entendimento sobre o tema, você pode se aprofundar mais.

Caso o ouvinte seja leigo ou saiba pouco, o orador deve ser mais suave em suas investidas. Afinal de contas, o objetivo não é fazer como que o cliente se sinta enganado ou deixá-lo confuso com uma série de informações técnicas.

O vendedor não está ali para demonstrar seus conhecimentos, mas para convencer o consumidor a tomar a melhor decisão e comprar seu produto.

Adaptar seu discurso implica em ter traquejo e saber se aproveitar das condições do momento, contextualizando o tema. Esse é um recurso eficiente para ganhar adeptos e simpatizantes nos discursos em geral.

Aprenda com que sabe do assunto

Estudar oratória, ler bastante sobre o assunto e fazer cursos e treinamentos especializados é a melhor forma de aprimorar suas habilidades. É muito importante treinar seus discursos e ser autocrítico!

Frequente palestras de outros empreendedores, ouça seus conselhos e veja como eles apresentam seus produtos. Você pode, inclusive, fazer isso pela internet, acessando vídeos e outros materiais educativos.

Já está aperfeiçoando seu discurso? Consegue fazer um discurso persuasivo? Está conseguindo boas vendas com ele? Para ter mais informações sobre habilidades em argumentação, conheça os 7 melhores argumentos de vendas mais eficazes clicando aqui!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários