Como fazer uma boa reunião de alinhamento em vendas?

As reuniões são imprescindíveis para que os negócios rendam bons frutos e tudo permaneça no caminho certo, ajudando as frentes da empresa a se comunicarem diretamente e seguirem objetivos comuns, sem controvérsias ou conflitos. No entanto, esse processo precisa ser feito com cuidado e profissionalismo, pois é cada vez mais comum que as reuniões virem sinônimo de horas perdidas em um ambiente pesado e desagradável.

Para que isso não aconteça, vamos falar um pouco sobre como fazer uma boa reunião de alinhamento que traga resultados reais para a produtividade do seu negócio. Confira!

Simplicidade e eficácia

Um dos pontos mais problemáticos das reuniões é, certamente, a falta de objetividade. Ficar circulando sobre um mesmo assunto sem resolvê-lo ou tratar de tudo de maneira muito geral é um desperdício de tempo — o seu e do resto dos profissionais. Por isso, de nada adianta centenas de relatórios cheios de estatísticas se isso não trouxer resultados práticos.

Em vez desse tipo de dinâmica, invista em reuniões periódicas e curtas sobre o dia a dia da empresa, em que cada um deverá apresentar seus pontos previamente definidos antes do encontro. Isso não quer dizer que os números devem ser deixados de lado: as reuniões de alinhamento de vendas, devem discutir pontos críticos para converter mais oportunidades em vendas e para melhorar o desempenho individual e coletivo da equipe, por exemplo, e isso exige que a equipe conheça os índices e o que eles significam para a estratégia de vendas com antecedência.

Estabeleça (e cumpra) uma pauta

Não é muito incômodo participar de uma reunião em que o assunto não parece estar definido. Todos tentam falar sobre tudo e no fim das contas nada é discutido em profundidade. Toda reunião deve ter um assunto preestabelecido a ser discutido e esse assunto deve ser o tema principal durante toda a reunião, mesmo que outras pendências surjam. Cabe ao gestor não deixar o foco da conversa se desviar do ponto principal, e quando a pauta for finalizada é importante que objetivos sejam traçados para aquela questão.

Defina objetivos claros

Sua equipe precisa estar bem treinada e saber exatamente o que é esperado dela. Claro que a criatividade e inventividade de cada um contam muito para um resultado satisfatório, mas se uma meta não for definida, será difícil conquistar alguma coisa — e essa meta deve ser possível e bem clara. Cada um deve saber o que fazer e sentir que tem o apoio e as ferramentas necessárias para a execução da sua função, e quaisquer problemas devem ser tratados e sanados nas reuniões. Uma vez que isso tudo seja esclarecido, todos terão mais tranquilidade para atender e superar as expectativas.

Cobre resultados

Se as reuniões estão sendo bem conduzidas, com encontros rotineiros mais curtos e outros mais detalhados em intervalos de tempo maiores, seguindo um cronograma bem definido e uma pauta sólida, os resultados vão aparecer. Cobre para que isso aconteça! Estabeleça pequenos encontros para saber o andamento d as metas estabelecidas anteriormente e faça com que sua equipe se sinta à vontade em mostrar o desempenho nos pontos discutidos, estando aberto a novas propostas e ideias. O bom gestor é aquele que, muito além de dizer o que fazer, é capaz de escutar seus colaboradores.

Saber como fazer uma reunião de alinhamento não é tarefa difícil, mas conduzir uma boa reunião, que renda frutos e melhore o desempenho de todos já é um desafio um pouco maior. No entanto, com dedicação, organização e os cuidados certos fica bem mais fácil!

Como são feitas as reuniões de alinhamento na sua empresa? Conhece outras dicas boas para conduzir melhor esses encontros? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários

Tags: