Como identificar que é o momento ideal para sua empresa adotar um CRM?

Adotar um CRM é uma decisão difícil para muitas empresas, seja pelo custo da aquisição de um sistema de gestão eficiente ou ainda pela falta de um número de clientes que justifique esse investimento. Por essa razão, boa parte dos empreendedores mantêm sua gestão de clientes em planilhas eletrônicas que são eficazes no registro de dados e informações, mas que não permitem um relacionamento adequado, já que todo trabalho se torna manual e burocrático. E como saber que está na hora de a sua empresa adotar um CRM? Será que existe um momento ideal?

Quando você quer mais do que vender, quer criar um relacionamento com o cliente

Vender uma única vez não traz resultados positivos para a empresa. É no relacionamento de qualidade que a empresa fideliza, gera engajamento e estimula a recompra, aumentando o lifetime value de cada cliente. Sendo assim, sempre que você quiser mais do que uma simples venda, será necessário ter um sistema de gestão que dê o suporte necessário para que você conheça a fundo cada cliente e possa ofertar produtos e serviços de valor, que realmente contribuam para melhorar uma condição ou resolver um problema.

Quando você precisa qualificar leads

Analisar quem está pronto para receber um contato de vendas e quem não está é essencial para que você mostre o quanto sua empresa está preparada para atender a esse público, ou seja, é um trabalho contínuo e que exige a avaliação de diversos critérios, como o estágio em que cada lead se encontra no funil de vendas, por exemplo. Se você faz isso manualmente, certamente está deixando leads qualificados escaparem enquanto perde tempo contatando leads que ainda não estão no estágio final do funil de vendas. Ao adotar um CRM, essa qualificação é feita automaticamente, observando os critérios determinados pela sua empresa e registrando todo o histórico de interações com cada lead, o que facilita a identificação de quem deve e quem não deve ser passado para a equipe de vendas.

Quando você precisa de métricas de desempenho

Acompanhar a evolução das suas vendas, taxa de conversão, ticket médio e faturamento é importante para que você saiba se está no caminho certo e que ações pode desenvolver para maximizar os seus resultados. Fazer essa análise com base em planilhas exige um esforço sobre-humano e ainda não gera todo o valor que você pode extrair com um sistema de gestão integrado, que emita relatórios de desempenho em poucos segundos, com informações atualizadas e seguras.

Quando você precisa identificar tendências

O segredo do sucesso é estar sempre um passo à frente da concorrência, mas sem as informações certas, na hora certa, fica difícil criar vantagem competitiva. Esse problema é facilmente resolvido com um CRM, afinal, você tem todas as informações geradas com a interação com seus clientes e pode identificar tendências de mercado com mais facilidade, criando novas e melhores oportunidades de negócios.

Você identificou uma ou mais situações na sua empresa? Se a resposta for sim, certamente você precisa de um sistema de gestão e está no momento ideal para adotar um CRM!

Banner para fazer download do e-book "Processo de Vendas: Dicas e Técnicas."

Comentários

Tags: ,