Conheça as principais características de um vendedor de alta performance

Silvio Santos é um exemplo de que você pode deixar a profissão de vendedor, mas ela nunca vai deixar você.

Sim: até hoje, um dos maiores comunicadores da televisão brasileira mostra o seu tato para as vendas. Silvio sempre demonstra o seu poder de negociação, até mesmo quando lida com a plateia.

O que será que pessoas como ele fazem para se tornar tão influentes nas suas áreas?

Embora não haja uma fórmula para o sucesso, o fato é que existem, sim, algumas habilidades que podem ajudar você a se destacar nas vendas.

E é justamente sobre elas que vamos falar neste post. Confira, a seguir, as principais características de um vendedor de alta performance!

1. Capacidade de acionar gatilhos mentais

Nas apresentações de seus sorteios e produtos associados aos programas de televisão, sempre direto e conciso, apesar de brincalhão, Silvio Santos conquista a plateia com um sentimento de urgência.

Mostrando os benefícios de o público investir em seus títulos para fugir das contas, usa de um ar de confiança para denotar autoridade na fala e despertar gatilhos mentais que podem ser acionados em qualquer pessoa.

Os gatilhos mentais nada mais são do que instintos primitivos que todos nós temos. Sempre que um vendedor afirma que um produto está em escassez, por exemplo, ele desperta o medo da falta.

Ou, quando diz que determinado produto faz sucesso entre um incontável número de pessoas, está trabalhando com o apelo paternalista da autoridade.

2. Habilidade de negociação com o cliente

Outra grande marca do vendedor de alta performance é a habilidade de negociação.

Nem sempre seguir a cartilha de vendas é a atitude mais recomendada. É preciso compreender as necessidades do cliente para fornecer uma solução personalizada, que beneficie ambas as partes.

Nesse caso, não existem muitos segredos. É fundamental que o vendedor desenvolva um bom ouvido e, acima de tudo, tenha bom senso para encontrar a melhor saída para esse verdadeiro quebra-cabeças que é uma negociação.

3. Aprimoramento constante do conhecimento

Um bom vendedor não se limita ao seu ramo de negócios. Ele procura sempre aprimorar as suas habilidades e os seus conhecimentos para desenvolver o potencial.

Congressos, workshops, palestras. Tudo isso deve fazer parte das pessoas que pretendem alcançar grandes objetivos.

É verdade que grandes vendedores se desenvolveram após anos de prática, mas a maioria deles também buscou fontes externas de conhecimento para garantir bons resultados.

Por isso, procure agora mesmo se especializar no seu ramo de atuação para estrelar como um vendedor de alta perfomance.

4. Monitoramento dos resultados

Por fim, o verdadeiro vendedor está sempre focado nos resultados. Isso significa que, além de traçar as metas pessoais para a carreira, procurando sempre o melhor retorno, ele também realiza o monitoramento de todas essas metas por meio dos indicadores de desempenho.

Basicamente, os indicadores podem mostrar quantas vendas foram perdidas, qual é o ticket médio, quantos clientes reclamaram do atendimento, entre muitas outras coisas.

Com os dados recolhidos, o vendedor de alta performance sabe exatamente o que precisa fazer para melhorar o seu desempenho!

Gostou das nossas dicas de hoje? Então, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de muito mais?

Comentários