Conheça as tendências da cloud computing para as empresas

A cada dia mais empresas estão migrando para sistemas de computação em nuvem, mas antes de fazer isso é preciso pesquisar e se informar sobre quais as vantagens e funcionalidades que melhor se encaixam no perfil do seu negócio. Existem diversas formas e opções adequadas para cada empresa, facilitando a migração e a adaptação dos seus ambientes de forma segura. Se você está pensando em adotar essa tecnologia na sua empresa, confira a seguir as principais tendências da cloud computing:

O novo conceito de infraestrutura

A computação em nuvem revolucionou os ambientes corporativos de TI. As empresas estão atualizando seus datacenters para se adequarem à computação em nuvem, ou, na maioria dos casos, transferem seu ambiente tecnológico completamente para um sistema de cloud computing totalmente personalizável, administrado por um fornecedor de grande porte.

Com essa mudança no paradigma de tecnologia da informação, cada vez menos as empresas compram servidores e outros hardwares — e estão se preocupando menos com os serviços operacionais de TI. Assim, elas podem dedicar mais tempo e recursos para utilizar a tecnologia da nuvem e agregar valor ao negócio da empresa.

Controle de custos

Com a flexibilidade e resposta rápida dos sistemas de cloud computing, as empresas que aderem à nuvem conseguem prever os seus gastos e definir orçamentos mais realistas sobre quanto custam os serviços de TI. Além disso, junto com a computação em nuvem, veio também o conceito conhecido como Pay per Use, onde a empresa paga apenas pela quantidade de recursos que consumir. Essa forma de pagamento tem gerado uma redução considerável de custos para as empresas.

Disponibilidade

A computação em nuvem tende a quebrar todas as barreiras físicas existentes atualmente, considerando que um sistema de cloud computing sempre estará on-line, basta possuir acesso à internet para que seja possível acessá-lo com segurança e ter todos os recursos que forem necessários funcionando.

As empresas que lidam bastante com viagens e reuniões externas estão utilizando bastante a computação em nuvem para aumentar a sua produtividade através da infraestrutura em nuvem, que permite obter respostas mais rápidas dos seus funcionários externos ou em trânsito constante.

Foco nos serviços

As modalidades de serviço na nuvem são: plataforma como serviço (PaaS); desenvolvimento como serviço (DaaS); infraestrutura como serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS). Dentro dessas subdivisões estão presentes as principais ferramentas e aplicativos da computação em nuvem atual.

A Microsoft, por exemplo, disponibiliza o Microsoft Azure para funcionar nas quatro modalidades de serviços, seja como um simples data center (IaaS) ou como uma plataforma, ao oferecer sistemas operacionais e outros serviços aos seus clientes.

O fato é que estar na nuvem não é uma mera tendência capitaneada pelas grandes empresas do mercado, mas uma maneira eficiente de reduzir custos com manutenção, compra de softwares, gestão de TI e utilização de espaços físicos para a alocação do servidores das empresas. E como os serviços de cloud computing são bastante flexíveis, existem diversas opções adequadas às pequenas empresas, como o próprio Azure.

O mercado está cada vez mais exigente, os softwares mais avançados e a computação em nuvem continua expandindo-se no mundo corporativo.

E você, o que acha do cenário atual de cloud computing? Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe um comentário e conte pra gente!

Consultoria gratuita de Microsoft Azure oferecida pela inovelive!

Comentários

Tags: , , , , ,