Conheça os 7 melhores argumentos de vendas

Na área comercial, é muito comum que as pessoas trabalhem confiando apenas na sua simpatia na hora de vender um produto ou serviço e se esqueçam, ou desconheçam, algumas boas técnicas que podem ajudar muito na hora de apresentar os argumentos de vendas. Mas seguindo algumas dicas simples, é possível melhorar a sua abordagem e aumentar a sua taxa de conversão de leads em clientes significativamente. Conheça algumas delas!

Proximidade

Não é difícil que algum vendedor tente parecer próximo dos clientes com expressões carinhosas. O clima intimista pode conquistar uns, porém, em exagero, vai repelir outros. Você poderá mostrar mais proximidade chamando o cliente pelo próprio nome, então sempre pergunte qual é o nome do cliente ou como ele gostaria de ser chamado no começo do papo. Nunca tente chamá-lo de apelidos carinhosos (como amor, flor, querido, gata, entre outros), pois essa situação pode parecer forçada e falsa — o que não é nada bom.

Entender a necessidade do cliente

Primeiramente, é importante deixar claro que não existe nenhuma técnica ou argumento de vendas infalível, mas uma premissa muito básica é: saber ouvir. Todo e qualquer vendedor deve ouvir e entender a real necessidade do cliente. Esse é o único fundamento que serve para qualquer pessoa, sem exceção, e nunca deve ser esquecido ou descartado.

Perfil do cliente

Após ouvir a necessidade do cliente, tente identificar qual é o seu perfil e como a venda deve ser conduzida. Existem pessoas visuais, auditivas e sinestésicas, e apesar de as três formas de apresentar o produto serem importantes, foque na informação que o seu cliente busca. Não adianta somente explicar toda a ficha técnica de um produto para um cliente visual, por exemplo. Ele quer visualizar ou ainda tocar o produto.

É importante que o responsável pela venda tenha domínio das informações para apresentá-las da forma mais adequada a cada perfil.

Informações sobre o produto

Sejam visuais, auditivas ou sinestésicas, o vendedor precisa e deve ter domínio sobre o item que estiver negociando. Deve mostrar os benefícios do produto e como ele pode atender o cliente dentro daquilo que ele busca. Por exemplo, você pode vender o melhor analgésico da história da humanidade, mas se não disser para a pessoa que está com dor de cabeça que ele é infalível contra essa dor, ela não verá valor em comprar seu produto e buscará uma outra marca mais conhecida.

Perguntas abertas ou fechadas?

Perguntas fechadas podem finalizar a conversa e acabar com todos os argumentos de venda. Por exemplo:

  • Vendedor: você gostou do produto?
  • Cliente: não.
  • Vendedor: atende às suas expectativas?
  • Cliente: não.

Já as perguntas abertas possibilitam entender melhor as expectativas do cliente. Veja outro exemplo:

  • Vendedor: qual tipo de carro você procura?
  • Cliente: um carro grande, porque tenho 3 filhos e preciso de um porta-malas em que caibam nossas bagagens para quando formos viajar. Porém, quero um carro econômico, pois uso todos os dias para trabalhar. Um item que também não pode faltar é o ar condicionado.

Nesse caso, o cliente já passou a ficha técnica do que ele busca e fica muito mais fácil oferecer o que ele precisa.

Criatividade

Uma coisa que o vendedor precisa é ser criativo, trazer o seu produto como uma verdadeira solução para a vida do cliente. É importante inserir o produto na vida dele, com base nas informações que foram passadas no começo da abordagem, de forma que o produto possa, assim, ir ao encontro do que o cliente realmente busca.

Positividade nas palavras

Use sempre termos positivos, substitua a palavra gastar por investir, comprar por adquirir, sempre passando o lado bom em realizar a compra. Tente usar palavras positivas, como: segurança, saudável, comprovado, conforto, confiança, felicidade, alegria, direito, economia, fácil, garantia, etc.

Essas são apenas algumas dicas que podem facilitar a comunicação com o seu cliente. Quer entender tudo sobre como otimizar os processos comerciais e receber mais dicas de argumentos de vendas? Não deixe de curtir a inovelive! no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários

Tags: ,