Consultoria em TI: como escolher a melhor para a sua empresa

A escolha de uma consultoria adequada é fundamental para a saúde do seu negócio, pois uma escolha errada nessa hora pode levar tempo (e dinheiro) para ser corrigida.

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre como escolher a melhor e mais adequada consultoria de TI para sua empresa, independentemente do porte e faturamento dela. Confira:

Boas referências são fundamentais

Quando você iniciar a busca por uma empresa de consultoria que atenda às suas necessidades, em pouco tempo você perceberá que o mercado tem mais opções do que você esperava. Nesse momento, é fundamental que você escute outros profissionais que já estiveram em sua posição.

Nos primeiros passos de sua busca pelo prestador de serviços ideal, não hesite em solicitar referências da consultoria com seus clientes. Ler os casos de sucesso apresentados em seus sites também pode ser uma boa fonte de informação sobre os trabalhos já realizados. Procure buscar por consultorias que são recomendadas por empresa do mesmo porte que a sua e busque por parceiros que mantenham o mais alto nível de reconhecimento com grandes empresas, como a Microsoft — de quem somos parceiros de nível Gold, por exemplo.

Mercado x Preço

“Economizar” é uma das palavras mais mencionadas no dia a dia de pequenas e médias empresas, mas precisamos, mais do que nunca, aceitar que o barato quase sempre pode sair caro.

Portanto, desconfie! Valores muito abaixo dos praticados no mercado podem ser tentadores, mas, muitas vezes, são sinônimo de baixa qualidade no serviço a ser prestado. Não adianta pagar menos e a qualidade do atendimento recebido ser tão baixa quanto seu valor, não é mesmo? Uma decisão errada pode custar muito mais para ser reanalisada e corrigida.

Entender a consultoria em TI é imprescindível

Ao tomar a decisão de buscar uma consultoria, pensamos muitas vezes nos problemas e desejos do tempo corrente. Mas a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar no futuro e não no presente.

Certifique-se de que você e sua equipe estão por dentro do que está sendo feito: desde as metodologias aplicadas pela consultoria até as ferramentas sugeridas e implantadas durante todo o processo. Após o término da prestação de serviço, tenha em mente que você e sua equipe serão os responsáveis por dar continuidade ao que foi iniciado.

Proteja a propriedade intelectual de sua empresa

As informações e dados sigilosos de sua empresa podem ser bastante úteis — principalmente para a sua concorrência. Inevitavelmente, a prestadora do serviço de consultoria terá acesso a processos e dados de sua empresa que devem ser mantidos em sigilo. Para que isso ocorra, não subestime acordos de confidencialidade e cláusulas contratuais que resguardem sua empresa do vazamento de informações confidenciais.

Depois de todas essas dicas, vamos fechar com mais uma: busque uma consultoria que realmente saiba tomar decisões, desde as mais simples como qual tipo de servidor escolher, até as mais complexas, como qual software CRM se adapta melhor ao se negócio!

Quer receber mais artigos como esse com dicas fundamentais para sua área de tecnologia? Assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos, que vão desde o e-mail corporativo ao Microsoft Azure, do CRM ao SharePoint, e muito mais!

 Consultoria gratuita sobre Microsofy Azure, o Data Center Microsoft

Comentários