CRM: como um bom relacionamento com o cliente ajuda sua empresa a crescer?

Ter um bom relacionamento com o cliente garante não só melhores resultados de vendas para a sua empresa, mas também ajuda na fidelização de seus clientes. Para que essa estratégia funcione, é preciso trabalhar com o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, o conhecido CRM (Customer Relationship Management), em inglês.

Quer saber como isso pode auxiliar sua empresa a crescer? Confira:

Por que é importante trabalhar com CRM?

Para qualquer empresa, é muito mais viável fidelizar um cliente do que captar novos. Afinal, segundo uma pesquisa realizada por Philip Kotler, vender para seus atuais clientes custa entre 5 e 7 vezes menos que captar novas oportunidades no mercado.

Além disso, cuidar para que um novo cliente permaneça fiel a sua empresa é trabalhar para bons resultados em longo prazo, pois, segundo uma análise da Bain & Company, o aumento de 5% na retenção de clientes aumenta os lucros da empresa entre de 25% a 95%.

Logo, o gerenciamento de relacionamento com o cliente se faz de extrema importância. Nada melhor para alcançar confiança e fidelização de quem compra com você do que trabalhar o seu relacionamento com o comprador. Por isso, vale a pena entender como colocar isso em prática!

Como trabalhar o CRM na minha empresa?

O primeiro passo para trabalhar bem o CRM em sua empresa é colher informações sobre clientes, criando um banco de dados. A partir disso é possível melhorar e até personalizar o atendimento. Esse é um ponto essencial para conseguir fidelizar um consumidor: trabalhar o atendimento.

O planejamento também se faz importante, já que é preciso criar uma forma de conseguir dar conta de tantos clientes – novos e fidelizados – e tratá-los sempre com máxima atenção. Caso a empresa não tenha um planejamento adequado, os resultados não são garantidos, pois pode haver problemas na organização e também gerar um atendimento ruim.

Para facilitar o resultado e a prática do CRM, investir em softwares adequados é a melhor solução. Além de agilizar o trabalho, garante-se que o funcionamento seja o mais acertado possível. O melhor a se fazer aqui é buscar por quem entenda sobre implementação e treinamento para melhores soluções, como a Inovelive!.

Outro ponto importante é analisar o retorno do CRM. Verificar se esses esforços estão rendendo frutos é essencial para saber o que precisa mudar e o que está dando certo. É possível conseguir esses dados com um análise de seus rendimentos e também do crescimento da empresa.

Lembre-se que a organização do processo também é fundamental para que o CRM funcione corretamente e que você possa gerar maior crescimento. Seguindo esses passos, você e sua equipe terão todo o apoio necessário para conseguirem aproveitar os aspectos e saber quais pontos que merecem ser trabalhados com mais afinco e atenção.

O CRM também pode melhorar seu desenvolvimento?

Através desse relacionamento, o desempenho de sua empresa também pode ser ampliado, já que — quando se tem bom contato com o seu público — certamente será mais fácil conhecer os seus pontos fracos ou carências e aperfeiçoá-los.

Mantenha-se ciente e aberto às críticas que poderão surgir, mas garanta que também tenha formas de diligenciar e armazenar tais informações. Com isso, será possível analisar todos os dados e utilizá-los a seu favor, melhorando o desempenho de sua empresa em busca de mais crescimento.

Vale a pena usar canais de comunicação variados?

Utilizar os canais de comunicação de forma adequada, certamente irá influenciar em todos os seus resultados, garantindo um melhor desempenho em seu relacionamento. Outra dica bem importante para trabalhar o CRM é estar preparado para quando os clientes vierem em busca de informação. O relacionamento não acontece apenas quando a empresa entra em contato com o cliente, mas é uma via de mão dupla: o cliente também pode procurar seu negócio.

Ter canais de comunicação variados e bem preparados, como telefones e redes sociais,sempre disponíveis para que o consumidor possa buscar a empresa é algo de grande utilidade, porém é essencial proporcionar formas especializadas de atendimento e uma equipe preparada para cada tipo de contato, facilitando e estreitando cada vez mais os laços.

O gerenciamento de tais informações também deve ser realizado de maneira estruturada e organizada. Usar um sistema de computação em nuvem, por exemplo, pode facilitar e garantir que esses dados estejam seguros na rede.

Uma forma de estreitar o contato com seus clientes é através das redes sociais, trabalhando o que chamamos de CRM Social. Saiba mais sobre como trabalhar e gerenciar esse relacionamento por meio das redes sociais!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários