Entenda como a interação pessoal pode ser a chave para o sucesso da equipe de vendas

Vender é uma arte. É fundamental que o vendedor, independente de qual mercado atue, tenha desenvoltura e um perfil capaz de prender a atenção do ouvinte e despertar interesse. As vendas, inclusive, são fruto desse bom relacionamento com o cliente e, para que o processo de vendas seja bem efetivo, certos cuidados são necessários.

Para empresas que comercializam seus produtos pela internet, de forma remota, o esforço precisa ser ainda maior. Por isso, hoje falaremos sobre a importância de desenvolver uma boa interação pessoal, seja on ou off-line. Confira!

Como aprimorar as vendas da minha empresa?

Considerando a importância das interações pessoais, essa é a primeira peça chave para garantir um bom aumento de vendas. Os vendedores que comercializam seus produtos virtualmente precisam desenvolver cada vez mais suas capacidades de relacionamento para garantir o interesse dos seus clientes bem vivo.

O jogo de cintura não fica de fora! É preciso entender que o cliente espera que o vendedor saiba mais do que ele. Por isso, é comum que o seu cliente faça algumas perguntas específicas ou até mesmo que podem desestabilizar o vendedor, afetando a confiança na sua empresa, especialmente no caso de um ticket médio muito alto. A informação é uma das armas mais valiosas do setor de vendas e precisa ser utilizada da melhor forma possível — e constantemente aprimorada.

Face a face ou via internet? Qual fecha mais negócios?

De acordo com uma pesquisa feita em 2014 pela Loudhouse para a empresa SAP, a tecnologia se mostrou o principal elemento durante a fase de pesquisa inicial do usuário por um serviço ou produto. Nesse momento, 75% dos clientes utilizam de pesquisas na web para conhecer empresas que podem fornecer o que ele precisa.

Ainda existe uma necessidade do mercado de ter uma interação face a face no momento final do processo de vendas. No entanto, essa não é uma regra. Com as novas exigências do mercado e a mudança nos hábitos de consumo, muitos clientes fecham negócios de forma remota, desde que tenham toda a informação necessária e segurança no vendedor.

A praticidade por trás das vendas

A frase “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido quanto nesse momento em que estamos vivendo, tanto para as empresas quanto para os clientes. Por isso, é fundamental que o processo de vendas seja bem feito para que não seja necessário voltar em determinados pontos e rever propostas e informações, perdendo um valioso tempo.

Nessa parte, vale ressaltar a importância de ter todas as informações a respeito do seu produto, serviço e empresa em mãos na hora da negociação com seus clientes.

Seja on ou off-line, a interação social do vendedor é fundamental. Os compradores estão cada vez mais críticos e analíticos e, por isso, saber como lidar com as ansiedades, expectativas e dúvidas desses clientes é o diferencial da sua empresa em relação à concorrência. Treine vendedores para fechar bons negócios, capazes de envolver os compradores e apresentar a eles sua empresa como um parceiro, e não um mero fornecedor.

A interação social precisa ser trabalhada não só no processo da venda em si como também no pós. Um cliente satisfeito é um cliente encantado, fidelizado, capaz de divulgar sua marca para um maior círculo de pessoas. Que tal transformar seu time de vendas? A hora é essa!

Como você tem trabalhado esse aspecto com os seus colaboradores? Conhece alguma boa dica para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários

Tags: ,