Entenda como a TI ajuda na integração dos setores de marketing, comercial e suporte

Com a evolução da tecnologia e o aumento da digitalização de processos, os times de TI vêm tendo participação cada vez maior na integração de diferentes áreas. Sua importância para viabilizar o trabalho de toda a empresa é significativamente maior a cada dia e requer um bom planejamento quanto a essa integração.

Entretanto, nem todo gestor sabe de que forma essa colaboração pode ser feita, perdendo uma ótima oportunidade de otimizar os processos da sua empresa. Por isso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber para entender como a TI pode ajudar na integração dos setores de marketing, comercial e suporte. Confira!

Produtividade e acesso a informações

O foco das operações de uma empresa é sempre o cliente. Ele deve ser o centro das atenções e guiar as estratégias de ação de todo negócio que busca obter sucesso. É nesse sentido que a área de TI revela todo seu valor para setores como o comercial.

Essas áreas dependem essencialmente de informações apresentadas de maneira prática e acessível para realizarem análises e encontrarem soluções para cada cliente. Com o apoio de equipes de TI, é possível desenvolver um planejamento que contemple o cruzamento de informações para otimizar o trabalho dessas equipes, aumentando sua produtividade.

Seja por meio de tabelas, gráficos comparativos ou outros tipos de documentos, a TI pode oferecer suas habilidades para um cruzamento de informações mais eficaz.

Identificação e antecipação de tendências

Nos dias de hoje, é preciso que todos os setores de uma empresa falem a mesma língua, ou seja, se mantenham engajados em um trabalho cooperativo para obterem melhores resultados. Um time de TI deve ser responsável por mediar as relações entre esses setores.

Uma equipe de marketing, por exemplo, precisa oferecer soluções que contemplem as necessidades dos clientes. De nada adianta um produto revolucionário que não seja aquilo que o cliente espera, pois resultará em custos com retrabalho.

Com o manuseio de big data, por exemplo, a TI pode facilitar o trabalho dos times de marketing na identificação, e até mesmo antecipação, de tendências de negócios. Assim, a empresa poderá oferecer, de forma mais ágil e satisfatória, soluções para aquilo de que cada um de seus clientes necessita.

Soluções para integrações entre setores

O trabalho conjunto entre TI e marketing pode ser benéfico para toda a empresa. Isso porque, conforme o marketing colhe informações sobre aquilo de que cada cliente precisa, a TI pode transformar essa informação em inovação, desenvolvendo softwares, ou mesmo hardwares, que se tornarão um diferencial para a empresa.

Para que isso ocorra, é fundamental que haja nos times de TI um planejamento de execução que incentive o desenvolvimento de soluções eficazes e que gerem pouco retrabalho. Assim, a empresa produzirá aquilo que pode ser a solução mais eficaz para o cliente.

Comunicação e integração

Lembre-se de promover um ambiente interno no qual a troca de informações entre as áreas seja mais aberta. Portanto, a comunicação deve ocorrer de modo que o time de TI esteja sempre ciente das ideias e sugestões vindas de outros times.

Com isso, ele será capaz de apresentar soluções eficientes para os setores de marketing, comercial e muitos outros, trazendo a inovação de que sua empresa precisa para se destacar no mercado!

Comentários