Entenda a importância do treinamento e capacitação de equipes

Como diretor de uma empresa, você investe em treinamento e capacitação de colaboradores conscientemente ou apenas porque está no “manual de boas práticas de RH”?

Entender a importância dessa ação é o primeiro passo para desenvolver pessoas de acordo com a necessidade da empresa e para criar um planejamento de longo prazo, pois é essencial envolver todos os colaboradores nesse processo.

Para te ajudar a melhorar o gerenciamento de pessoas, listamos alguns benefícios do treinamento e capacitação. Confira!

Aumento das vendas

Ter uma equipe bem preparada contribui diretamente para o aumento das vendas e da lucratividade do negócio. Tal benefício é conquistado pela capacidade adquirida em oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para os clientes.

A partir do momento em que o funcionário domina todas as características do produto ou serviço, ele é capaz de identificar o que o consumidor procura, servir o que é esperado e criar valor. Como resultado, a empresa consegue melhorar a fidelização.

Diminuição dos custos

Quanto sua empresa já pagou de multa por causa da falta de conhecimento de um funcionário na área financeira? E os gastos com manutenção, com empregado afastado devido a um acidente de trabalho e com matéria-prima?

Pois saiba que os custos são diminuídos quando a equipe domina todos os processos e sabe utilizar corretamente os recursos disponíveis. Por mais que o treinamento possa representar uma despesa, é possível recuperar o investimento em curto prazo.

A capacitação deve ser feita sempre que houver mudanças de procedimentos, entrada de novos equipamentos, alterações de leis ou lançamento de produtos. A melhoria contínua depende da frequência do desenvolvimento de pessoas.

Motivação da equipe

Oferecer a oportunidade de crescimento pessoal contribui para um colaborador conquistar o sucesso profissional. A empresa que proporciona o conhecimento conta com pessoas mais motivadas e engajadas.

Essa satisfação interfere positivamente nos resultados da organização, pois prepara os funcionários para alcançarem as metas estabelecidas, fortalece a cultura da cooperação, possibilita a promoção interna e reduz despesas com o recrutamento externo.

Uma maneira interessante e de baixo custo para motivar o empregado é promover dinâmicas de grupo e simulações que incentivem a reflexão das atitudes e do trabalho em equipe.

Redução do turnover

A melhoria do índice do turnover é reflexo dos demais benefícios conquistados no treinamento. Pessoas mais motivadas e mais capacitadas resultam na valorização da empresa na visão do funcionário e na diminuição do desgaste do dia a dia.

É preciso que essa ação também trabalhe os valores e a cultura da organização para fortalecer ainda mais a companhia e que colabore para a identificação de cada um com sua função.

Bons profissionais valorizam empresas que buscam o crescimento e que acreditam que os funcionários são essenciais para o sucesso. Sendo assim, estimule constantemente seus recursos humanos para reter os talentos e se destacar diante da concorrência.

Diferencial no mercado

Além dos benefícios internos citados, a organização também obtém uma diferenciação no mercado quando investe em suas pessoas. A imagem institucional é fortalecida e atrai mais investidores e talentos.

Como gestor, é sua obrigação avaliar o progresso de cada ação para corrigir oportunidades e melhorar os processos a cada dia. Peça o feedback do grupo, crie metas de retorno e acerte na escolha dos temas para alcançar os resultados esperados.

Entendeu qual é a importância de investir em treinamento e capacitação em sua empresa? Para descobrir mais sobre gestão de pessoas e gerenciamento de um negócio, assine agora mesmo nossa newsletter!

Comentários