KPI e CRM Online: conheça essa combinação incrivelmente eficaz

Não existe nenhuma receita pronta para que uma empresa cresça, entretanto, as inovações tecnológicas permitem diversos avanços, independente do segmento de atuação. Atualmente, um dos recursos que mais oferecem oportunidades de expansão para negócios é a união entre KPI e CRM Online, possibilitando unir indicadores relevantes com uma plataforma que permite identificar métricas mais precisas.

Quer saber por que a união entre KPI e CRM online pode ser eficaz para a sua empresa? Continue a leitura!

KPI e a base de dados

Uma vez que se compreende KPI não apenas como métricas que podem ser coletadas pela empresa, mas como um recurso que oferece meios de atingir os objetivos do negócio a partir de dados analisáveis, entende-se a necessidade de ter uma base de dados confiável e completa. Os KPIs são os indicadores que, associados aos objetivos da empresa, permitem alcançar as metas.

Por exemplo, para uma empresa que deseja aumentar as vendas utilizando marketing de conteúdo, conhecer o número de visitantes no site é importante, mas não é um KPI, pois é uma informação limitada. O número de leads gerados nas páginas de conteúdo ou a taxa de fechamento das conversões iniciadas nessas páginas, por sua vez, são dados mais relevantes.

É mais fácil encontrar uma informação relacionada ao número de visitas do blog do que acompanhar quantos leads fecharam negócio a partir de uma estratégia específica. É justamente por essa razão que uma base de dados completa oferece KPIs que podem melhorar as estratégias que trazem mais resultados para a empresa ou encontrar oportunidades de capacitação e treinamento contínuo da equipe para aumentar a performance do time de vendas,por exemplo.

Por que a base de dados depende do CRM Online?

Empresas investem em recursos distintos para criar uma base de dados capaz de auxiliar na tomada de decisão. Entretanto, a ferramenta mais segura atualmente é um CRM Online de qualidade, que é capaz de integrar todas as áreas operacionais da empresa, principalmente marketing, vendas e suporte, que fundamentam o relacionamento com o cliente.

Qual é a relação entre KPI e CRM Online?

Outros tipos de plataformas também permitem coletar dados. Contudo, os CRMs permitem a coleta de dados mais específicos do negócio e da maneira como seus times de vendas, marketing e serviços ou pós-vendas interagem e se relacionam com os clientes, o que possibilita a criação de modelos de análise, como gráficos e relatórios, mais relevantes para a qualificação do atendimento e otimização das taxas de conversão de leads em clientes. Dessa forma, o CRM tem mais condições que outras plataformas de fornecer um banco de dados completo e com melhores KPIs.

Uma plataforma capaz de relacionar dados de diferentes áreas permite identificar métricas mais relevantes que podem se tornar os KPIs da empresa, com potencial de auxiliá-la a atingir os objetivos do negócio. Um exemplo de CRM que oferece essa amplitude de possibilidades é o Dynamics CRM da Microsoft.

Dynamics CRM

O Dynamics CRM possui diferentes tipos de licenças para atender às necessidades de diferentes companhias, sem reduzir a qualidade e as possibilidades da plataforma. Entre as suas ações possíveis, estão:

  • Administrar os contatos;
  • Organizar os dados de contas, oportunidades e campanhas;
  • Gerenciar o funil de venda, identificando as oportunidades em cada etapa;
  • Obter informações atualizadas sobre a interação entre clientes e setores da empresa;
  • Dar continuidade da relação entre empresa e clientes;
  • Manter um banco de dados com todo o histórico das interações de um cliente.

O KPI relevante para um gerente de relacionamento provavelmente não será o mesmo de um gestor de vendas. Portanto, a plataforma deve ser capaz de atender às diversas demandas internas da empresa, permitindo que cada área atinja os próprios objetivos, o que possibilitará atingir a meta do negócio como um todo.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Microsoft Dynamics CRM, inscreva-se aqui para ver um webinar online sobre a solução.

Por que investir em CRM Online para melhorar o seu KPI?

O KPI e CRM Online são dois elementos que andam juntos se a empresa pretende melhorar os resultados de suas campanhas de marketing, do time de vendas ou do atendimento ao cliente. O CRM Online permite melhorar os KPIs obtidos, enquanto os KPIs possibilitam identificar melhores oportunidades em um negócio. Unidos, permitem conhecer melhor o público, os processos internos e o relacionamento com o cliente, viabilizando, inclusive, o upselling de clientes.

Que tal descobrir como o CRM pode ser utilizado na gestão do cliente? Confira o nosso artigo sobre o assunto!

 

Banner para fazer download do e-book "Processo de Vendas: Dicas e Técnicas."

 

Comentários