Marketing de conteúdo e CRM: 4 motivos para integrá-los

Não há nada mais desagradável que ser abordado por pessoas ou empresas oferecendo algo que você não conhece, que não sabe se será útil ou ainda que sabe que a oferta não foi minimamente pensada para o seu perfil de consumidor. Esse modelo antiquado de abordagem, pode até gerar um reforço de marca na cabeça do cliente, mas ele não associará sua empresa com a resolução de um problema real de sua vida ou negócio se não for exposto várias vezes e de formas diversas. A integração do CRM com o Marketing de Conteúdo pode romper com este ciclo!

Um dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo é tornar seu produto e serviço disponível, exatamente no momento em que a pessoa está pesquisando e quer saber sobre ele. E o principal meio de aumentar sua eficiência é saber exatamente quem é o seu cliente ideal (sua buyer persona): quais são suas dúvidas, objeções de compra, como e em quais canais pesquisa, entre outros dados de seu perfil. Isso é exatamente o que um software de gestão de relacionamentoCRM, pode oferecer. Logo, a integração de ambos resulta em um casamento perfeito.

Vamos conhecer 4 razões que demonstram claramente os benefícios dessa integração entre CRM e Marketing de Conteúdo:

1ª Razão: Melhorar o processo de aquisição de clientes potenciais

As informações contidas no CRM podem auxiliar sua equipe de vendas e marketing a idealizar uma estratégia de Marketing de Conteúdo alinhada à jornada de compra de seu cliente potencial focada em atrair, converter, fechar mais vendas e fidelizar os clientes.

Além disso, será possível identificar o comportamento de cada um dos clientes adquiridos em cada canal e saber quais canais possuem um ciclo de vendas mais curto ou mais longo. Com isso, a previsão de vendas de sua empresa será bem realista.

2ª Razão: Oferecer conteúdo para matar objeções dos clientes potenciais

Todo consumidor possui dúvidas sobre se seu produto ou serviço é adequado para ele, se o valor cobrado é justo, sobre os diferenciais de sua empresa e principalmente sobre a qualidade! Essas são as objeções clássicas que precisam ser eliminadas antes de fechar uma venda.

Sabendo disso, é possível produzir conteúdos que fiquem disponíveis para o consumidor em seu site ou que possam ser enviados para ele conforme for avançando sua relação com sua empresa. Isso fará com que seu potencial cliente seja mais facilmente conduzido pelo processo de vendas.

3ª Razão: Dar mais eficiência ao time de vendas

Uma das variáveis que impacta a taxa de conversão de leads em clientes é a capacidade de seus vendedores em negociar. Essa capacidade só pode ser desenvolvida com muito treinamento e prática. Ter uma produção consistente de conteúdos e o envolvimento do time de vendas na definição de temas a serem abordados e até na elaboração de artigos ou materiais, ajudará os vendedores a aperfeiçoarem seus argumentos de vendas.

Por outro lado, eles passarão a perceber como o correto preenchimento das informações dos clientes no CRM são fundamentais para uma boa definição do perfil de clientes ideais e para a identificação de novas oportunidades na produção de conteúdos.

4ª Razão: Diminua os gastos com campanhas de marketing

A última, mas não menos importante razão é a de diminuir seus gastos com campanhas de marketing, sejam elas on ou off-line. O CRM permitirá identificar quais são as taxas de conversão e o retorno sobre o investimento (ROI) de cada um dos canais de aquisição de leads e de cada uma das campanhas. Além de indicar o ticket médio dos clientes originados em cada uma das campanhas. Com isso, a decisão sobre investir em mais divulgação de conteúdos, na ampliação ou no encerramento de determinadas campanhas será facilitado.

Sua empresa já utiliza o Marketing de Conteúdo integrado ao CRM? Você identifica benefícios nessa integração? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!

Banner para fazer download do e-book "Processo de Vendas: Dicas e Técnicas."

Comentários

Tags: , ,