Salesforce ou Dynamics CRM: escolha a mais adequada para sua empresa

Existem várias comparações clássicas entre grandes corporações que sempre dividem opiniões, Coca vs Pepsi, Android vs iOS, Microsoft vs Apple, para falar só dos maiores. As discussões desses exemplos estão muito relacionadas a pessoas comuns, que usam ou consomem os produtos de cada empresa.

Mas mesmo quando entramos no mundo corporativo, podemos observar algumas rivalidades entre gigantes que, da mesma forma, dividem opiniões. Um grande exemplo é o Salesforce ou Dynamics CRM.

No post de hoje, vamos apresentar um comparativo entre essas duas grandes ferramentas, levando em consideração o sistema e o preço de cada um, as plataformas, integrações e funções. Vamos explicar um pouco de suas características, bem como seus pontos fortes e fracos, quais as diferenças, as semelhanças e, principalmente, te ajudar a definir qual das duas escolher para a sua empresa. Confira!

Sistemas e preço

O núcleo do CRM da Salesforce é o Sales Cloud, uma aplicação web que permite que empresas gerenciem seu time de vendas e consigam ter vários canais de relacionamento. A Salesforce também oferece o Service Cloud, focado nas necessidades de áreas de pós-vendas ou que prestam serviços, e conta com ferramentas de automação de marketing por meio dos aplicativos da Marketing Cloud. As empresas podem escolher individualmente algum desses módulos e pagar por eles de forma mensal, mas cada um possui um valor que precisaria ser somado para tornar possível a integração dos setores de marketing, vendas e serviços da empresa.

O pacote do Microsoft Dynamics CRM é um pouco diferente e mais econômico. Ele já oferece os módulos de marketing, vendas e serviços integrados sem custos adicionais para serem utilizados. O que significa que você vai pagar menos para ter todas as áreas integradas em sua empresa. Além disso, você ainda pode contar com ferramentas adicionais e mais robustas, como o Parature, que melhora a relação de autoatendimento dos clientes e centraliza as comunicados deles com os atendentes independentemente do canal utilizado ou o Social Engagement, que monitora redes sociais, cria análises e permite o desenvolvimento das relações sociais com sua empresa.

Os preços de cada CRM começam em patamares diferentes com funcionalidades diferentes. Enquanto o plano mais básico do Salesforce começa em 25 dólares por mês por usuário e chega até a 300 dólares por mês, já a licença mais completa do Dynamics custa 5 vezes de R$ 599,00 ou R$ 2.995,00 por usuário ao ano. Uma diferença bastante significativa.

Semelhanças

Ambos os softwares têm funcionalidades como gerenciamento de contato, de contas, gestão do território, previsão de vendas. Os dois sistemas também oferecem seus próprios marketplaces, onde você pode escolher diversas ferramentas e aplicações adicionais para customizar o seu software. O intuito dessas aplicações é agregar mais valor ao seu CRM, permitindo uma melhor usabilidade e proporcionando um melhor alinhamento com os objetivos e necessidades da equipe de vendas.

Além disso, ambos são comercializados como SaaS (software as a service, ou software como serviço). O que facilita o acesso de pequenas e médias à ferramenta, pois não precisam investir em infraestrutura, manutenção ou equipe dedicada de suporte para utilizarem a ferramenta.

Como eles são diferentes

O Salesforce foi feito para operar como uma aplicação em nuvem. Isso pode ser um ponto positivo caso você goste de armazenar os seus dados num servidor remoto e usar um software totalmente web, mas pode não ser tão bom se você prefere deter sua própria licença e ter seu software hospedado no seu próprio servidor.

O Microsoft Dynamics é mais flexível que o Salesforce, e você tem a opção de ter um CRM totalmente em nuvem, semelhante ao que é oferecido pelo concorrente, ou também pode hospedá-lo no seu próprio servidor, atendendo, então, a qualquer que seja a sua preferência de hospedagem.

Integrações

O Salesforce tem um pouco mais de integrações disponíveis dentro do seu marketplace, a Salesforce AppExchange. Existem mais de 2600 apps disponíveis para serem comprados. Já o marketplace do Dynamics, a Microsoft Dynamics app store, está em crescimento, mas é menor do que a sua concorrente. No entanto, o Dynamics CRM é um software de código aberto o que permite que qualquer ferramenta seja integrada ou que ele seja completamente customizado por qualquer desenvolvedor com um mínimo de experiência; já o Salesforce, tem um código fechado e qualquer tipo de integração ou de customização não disponível no AppExchange precisará da contratação de uma consultoria homologada pela Salesforce, que costuma ter um valor bem alto na contratação.

Outra diferencial é que outras tecnologias da Microsoft, como Office 365, Outlook, SharePoint ou SQL Server, possuem integração completa do Dynamics CRM, necessitando de poucos cliques para ser feita e você não precisa nem de um parceiro especializado ou de um desenvolvedor.

O Salesforce também permite integrações com algumas soluções Microsoft, mas elas não são tão completas nem tão simples quanto as do Dynamics CRM.

Ferramentas

Em sua atualização em 2015, o Microsoft Dynamics CRM surgiu com diversas ferramentas novas, incluindo funcionalidades específicas para o time de marketing e de vendas, permitindo uma visão separada de cada equipe, bem como edições, emissão de relatórios e permissões de acessos diferenciadas. Além disso, a Microsoft agrega novas funcionalidades e ferramentas constantemente ao seu CRM. As próximas funcionalidades são estratégias de gamificação para time de vendas, entre outras.

Entretanto, o Salesforce possui alguns detalhes e funcionalidades atualmente que o Dynamics não tem. Essas funcionalidades são: ferramentas de dados de governança, gerenciamento de parceiros e gestão de performance. Por política, a Salesforce não divulga quais são os evoluções que a ferramenta sofrerá.

O último detalhe sobre as ferramentas é que a compra de espaço adicional de armazenamento de informações (storage) no Dynamics CRM Online custa 10 dólares o GB e que uma integração com o SharePoint Online, pode dar 1 TB de espaço adicional. Já a Salesforce vende no mínimo 3 GB, sendo que cada giga custa 100 dólares. Ou seja, você precisaria pagar U$ 300,00 para ampliar o armazenamento do Salesforce ou apenas U$ 10,00  para utilizar 1 GB a mais no Dynamics CRM.

Salesforce ou Dynamics CRM?

No fundo, não existe uma solução melhor que a outra, mas existe aquela mais adequada às usa necessidades. Os dois são os líderes de mercado, assim como ambos entregam uma oportunidades desenvolvimento da ferramenta, um via venda de aplicativos, outro por meio de código aberto que permite maior flexibilidade, integração e customização.

Sua decisão de qual CRM escolher deve ser baseada em quais sistemas você já tem implementado na sua empresa e quanto você está pensando em investir. É importante ressaltar que contratando o Dynamics CRM, você tem fácil integração com diversas outras ferramentas Microsoft sem ter que contratar alguém especializado ou pagar outras licenças.

De forma geral, o mais interessante é observar também qual dos dois terá a implantação mais fácil e menos custosa para a sua empresa, além da adaptação da sua equipe.

Você já utiliza algum desses CRMs na sua empresa? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Banner para download do e-book "Otimizando suas vendas com o CRM"

Comentários

Tags: , ,