Servidor de backup: como evitar que os dados da sua empresa sofram acidentes

Muitas empresas ignoram a importância do backup para a segurança de suas informações. Mas quando ocorre uma falha de hardware, um sistema corrompe algum arquivo ou, em função de um erro de usuário ou graças a uma falha de energia, um banco de dados é apagado, ele é a única forma de recuperar informações perdidas.

Nesse sentido, empresas devem criar uma rotina de backups em suas políticas de TI de acordo com o seu perfil empresarial. Algumas podem optar por utilizar mídias físicas, já outras contratar um serviço próprio. Existem também os casos das empresas que buscam um servidor de backup para salvar as suas informações mais importantes. Essa opção traz ainda mais privacidade e confiabilidade.

Quer saber mais? Confira!

Principais características de um servidor de backup

Um servidor de backup é um computador feito especificamente para o armazenamento de cópias de arquivos ou snapshots de sistemas corporativos. Eles são feitos por meio de um programa específico e realizados em um intervalo determinado pelo próprio gestor de TI de acordo com os serviços utilizados pela companhia.

Normalmente, existem duas opções de utilização dessa solução. Uma, como é o caso do Microsoft Azure, a empresa contrata a estrutura de armazenamento de outra companhia e realiza os backups via internet. Na outra, a empresa compra um servidor próprio e o integra ao seu data center, sendo ela a responsável pela manutenção do equipamento.

Vantagens de um servidor de backup

Um servidor de backup é uma solução prática para companhias que procuram manter os seus dados protegidos contra ataques virtuais e problemas de hardware. Entre as suas vantagens, podemos destacar:

  • Permite um acesso mais restrito às informações;
  • Tem mais proteção contra desastres naturais quando comparado à mídia física (no caso dos servidores na nuvem);
  • Garante que registros sejam recuperados em qualquer local do mundo com acesso à internet;
  • Aumenta a confiabilidade dos arquivos e sistemas corporativos.

Microsoft Azure: tornando backups mais eficientes com o auxílio da computação em nuvem

Ao contratar um servidor de backup na nuvem, muitas empresas optam por uma companhia com experiência e serviços consolidados no mercado. É o caso do Azure, serviço de cloud computing da Microsoft.

Graças à estrutura de ponta da empresa, a ferramenta é capaz de fornecer disponibilidade em 99.9% do tempo. Essa solução unificada protege informações importantes na nuvem, com baixo custo de contratação e alta confiabilidade. Assim, arquivos do SharePoint, Exchange, servidores SQL e sistemas corporativos estarão protegidos dos inúmeros problemas que podem afetar a confiabilidade de seus dados empresariais.

Servidor de backup: tornando empresas mais seguras

A exigência para empresas adotarem políticas de privacidade e segurança de dados é cada vez maior. Nesse sentido, o servidor de backup está se destacando como uma forma rápida, escalável e de baixo custo para reter dados importantes em um local seguro. Como consequência, a empresa ganha estratégias de TI mais eficientes e confiáveis.

Então, gostou do nosso texto? Quer receber dicas de segurança digital e corporativa diretamente na sua caixa de entrada? Então assine já a nossa newsletter!

Comentários