Tecnologias facilitam mundo corporativo

Nos últimos tempos as empresas gastaram muito tempo e dinheiro na implantação de soluções tecnológicas. O impacto deste gasto gerou falta de dedicação no negócio principal das corporações, que agora buscam cada vez mais soluções que sejam fáceis e ágeis de se implantar. E, se possível, flexíveis ao ponto de dispensar a necessidade de um departamento a necessidade de um departamento de Tecnologia da informação.

Neste sentido, tecnologias como cloud (ou computação em nuvem, que utiliza o armazenamento de dados por meio de serviços que poderão ser acessados com segurança de qualquer lugar do mundo, sem necessidade de instalação de programas, utilizando a internet, daí a alusão à nuvem), mobilidade e social business, são mais que mega tendências tecnológicas. Segundo Carlos Henrique Mota, diretor de operações da Inove Live, empresa de São Paulo especializado na plataforma Microsoft, elas já são realidade no mundo corporativo.
Ele explica que todas estas tecnologias possuem diversos benefícios. “Mas acreditamos também em um grande objetivo comum: melhorar a produtividade das empresas”, afirma Mota. Soluções em cloud agilizam o processo de implantação das mesmas e consequentemente a descoberta – de forma mais rápida – de problemas não esclarecidos anteriormente,

“A mobilidade facilita tomarmos decisões de onde estivermos. Ferramentas de social facilitam a comunicação colaborativa, compartilhando informações e obtendo respostas mais rápidas do que a tradicional troca de e-mails.” Engana-se quem pensa que estas ferramentas tecnológicas são para grandes empresas apenas. Mota afirma que são para todas. “Acreditamos inclusive que as empresas de médio e pequeno porte estão aderindo muito mais rapidamente do que as empresas grandes”, diz. Além de um custo viável (as empresas deixam de adquirir o software como um ativo e começam a pagar mensalmente pela utilização, como um serviço), facilita a tomada de decisão. “Para as empresas grandes, o mundo cloud muitas vezes poderá ser encarado como uma grande quebra de paradigma”, diz o diretor da Inove Live
Não há segredo para encontrar a tecnologia que mais se encaixa na necessidade de cada empresa. “A cada dia, a internet disponibiliza tais tecnologias de forma mais fácil. As empresas precisam simplesmente informar as suas dores e as deficiências de seus processos em sites de busca, que rapidamente serão apresentadas opções de soluções que poderão ser avaliadas gratuitamente por um período determina. Isso facilita conhecer melhor tais soluções dando mais segurança para as empresas na decisão de escolha”, orienta Mota.

Os investimentos são feitos de acordo com as necessidades das empresas. O diretor da inoveexplica que no passado, quando as empresas adquiriam um software o mesmo exigi muitas vezes a aquisição imediata de hardware com alta capacidade de processamento, prevendo a expansão futura da empresa com a contratação de novos de novos colaboradores ou o aumento de transações das áreas de vendas, produção e administração, entre outras. “No mundo cloud, as empresas contratam o serviço de utilização do software de acordo com a necessidade do momento e podem adquirir novos usuários ou uma maior capacidade de processamento de hardware de acordo com o crescimento da empresa, facilitando o investimento e evitando o desembolso antecipado de recursos financeiros”.

Comentários