Veja as tendências em Workforce Management para o futuro

O capital humano nunca foi tão valorizado como é atualmente. Essa relevância proporcionou melhorias na produtividade das organizações, mas também levantou a seguinte questão: quais são as melhores práticas de workforce management para manter o alto nível da equipe?

Porque uma coisa é certa: a sua empresa não é a única que deseja reunir os melhores profissionais do mercado. Existem outras organizações por aí implantando metodologias específicas para atrair e reter talentos — e você precisa estar à frente delas.

Para isso, separamos as principais tendências que estarão em voga no futuro para você garantir o índice de produtividade da sua empresa em 2017 e nas próximas décadas. Confira!

1. Maior diversidade de idade

Muitas gerações trabalharão em conjunto no futuro. Isso acontecerá por dois motivos: o primeiro é que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado bastante nas últimas décadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 o índice subiu para 75,5 anos, uma diferença de 30 anos em comparação ao registrado em 1940; e a segunda razão é a mudança nas regras da Previdência Social que exigirá dos trabalhadores um período maior de contribuição.

Nesse contexto, poderão surgir atritos entre profissionais de pensamentos tão distintos. Por esse motivo, o gerenciamento do workforce management deverá se basear na construção de um ambiente de trabalho no qual essas gerações possam coexistir harmoniosamente.

2. Recursos humanos mais estratégicos

Essa área encerrou 2016 deixando definitivamente para trás a alcunha de “ceifador de empregos”. Agora, a tendência é que os recursos humanos assumam uma postura mais estratégica, auxiliando a organização a atingir seus objetivos e a definir sua marca no mercado.

Por essa razão, os processos de workforce management serão mais ligados à administração das competências dos colaboradores. Assim, a empresa conseguirá potencializar seus resultados e garantir que cada atendimento feito ao cliente represente os seus valores organizacionais.

3. Foco na experiência do funcionário

No futuro, a experiência do colaborador será tão importante quanto à do cliente. Afinal, da mesma forma que as empresas querem atrair, converter e fidelizar consumidores para manter a lucratividade, elas querem manter por perto os seus profissionais de alto desempenho para não perder em produtividade.

Isso impactará na maneira como você mantém o engajamento da equipe. Algumas das estratégias utilizadas para esse fim são os programas de incentivo, com prêmios em viagens ou em dinheiro, os feedbacks construtivos grupais ou individuais, e os games voltados para a integração dos profissionais.

4. Automação de atividades rotineiras

Com o avanço dos recursos tecnológicos, seus colaboradores terão mais tempo para criar e ajudar a empresa a se destacar no seu mercado de atuação.

Por esse motivo, uma das principais tendências do workforce management é a agilidade nas tarefas diárias, como no disparo dos e-mails marketing, por exemplo (confira aqui um material gratuito sobre o assunto). Dessa maneira, os profissionais poderão se concentrar na aplicação de suas habilidades cognitivas que trarão singularidade para o produto ou serviço realizado pela sua empresa.

Apesar da expansão da tecnologia, as pessoas continuarão tendo o seu valor no futuro. Inclusive, será esse componente que fará a diferença entre uma empresa de sucesso e as demais.

Agora que você já está por dentro das principais tendências de workforce management, comece hoje mesmo a aplicá-las na sua organização para garantir um time coeso, produtivo e empenhado ainda em 2017.

Quer acompanhar outras novidades relacionadas à gestão? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos exclusivos.

Comentários